ESPIÕES DE TALENTO – Ahmed Isaiah

 

  • NOME: Ahmed Isaiah
  • NASCIMENTO: 10-10-1995 (22 anos)
  • PAÍS DE NASCIMENTO: Nigéria
  • PÉ PREFERENCIAL: Direito
  • ALTURA: 176cm
  • PESO: 70Kg
  • JOGOS: 18
  • GOLOS: 6

 

Pontos fortes
  1. Raio de ação alargado
  2. Saída da zona de pressão
  3. Envolvimentos em zonas de finalização

Amhed vai para a sua quinta época no terceiro escalão do futebol português. Chegou a Portugal para representar o Ribeirão na época 2013/2014. Na altura sobressaia com o seu apelido, Isaiah, onde no meio-campo fazia dupla com James, que esta época se tem afirmado no Gil Vicente. A dupla nigeriana, meiocampista, um destro e outro esquerdino, mantiveram-se juntos durante três anos. Ambos têm sido utilizados com regularidade e apresentam características semelhantes.

Amhed Isaiah apresenta uma maior tendência para jogar em espaços interiores. A sua disponibilidade em termos físicos e consequente alargado raio de ação torna-o propenso a ocupar posições mais ofensivas nos lugares do meio-campo.

Taticamente é um jogador comprometido tanto no processo ofensivo, como defensivo, sendo muito útil nos equilíbrios da equipa. Rápida capacidade de reação à perda, a qual permite frequentemente à equipa ganhar tempo para se organizar novamente. O seu trabalho ofensivo sem bola possibilita muitas vezes a abertura de novos espaços para a equipa poder crescer. Não manifesta desânimo por não ser interveniente direto no processo com bola. É uma formiga silenciosa e trabalhadora.

Tecnicamente apresenta um jogo simples, de fácil ligação com os colegas em termos de passe e desmarcações. Este comportamento perante um largo raio de ação torno-o num jogador de ligação, fazendo crescer a equipa em termos ofensivos. Chega com facilidade a zonas de finalização e não se inibe a armar o remate de meia distância. Apresenta um registo menos expressivo em duelos de 1×1, procurando ações curtas com bola, receção e passe são o registo padrão.

Em termos de duelos é mais eficaz no pressing sobre o portador da bola, e até mesmo nas coberturas defensivas, do que nos duelos no ar, onde apresenta algumas debilidades. Em termos físicos revela-se um jogador explosivo e reativo, mais cómodo em espaços curtos.

Mentalmente acaba por destabilizar-se mais nas partes finais dos jogos, quando já não consegue ter a mesma frescura. É resiliente e assume as ações que o circundam com vigor.

Espera-se que em breve venha a subir alguns degraus em termos competitivos, tanto pela sua competência como regularidade que manifesta em termos exibicionais.

Recommended Posts